Apesar de terem bastante demanda por cosméticos, as mulheres da terceira idade têm dificuldades para encontrar produtos adequados e não se sentem representadas. 

Há muito tempo elas deixaram de lado o estereótipo de vovózinhas e hoje são o que querem ser. A mulher da terceira idade afasta os rótulos, têm mais qualidade de vida e está cada vez mais ativa, descobrindo novidades. 

Graças às melhores condições de vida, essas jovens senhoras aparentam cada vez menos a idade que têm e estão preocupadas com saúde e bem estar. Mas, apesar do interesse em cuidar da imagem, as mulheres da terceira idade têm dificuldade para encontrar produtos adequados à faixa etária.

Embora o mercado tenha começado a dar um pouco mais de atenção para este público, ele ainda está muito distante de explorar todas as potencialidades desse enorme universo. As marcas ainda engatinham na oferta de produtos específicos e quase ignoram as mulheres mais maduras em suas peças publicitárias, fazendo com que elas não se sintam representadas. Esta é a percepção de mais da metade (55%) das participantes da pesquisa “Beleza na Terceira Idade”, conduzida pelo Mundo do Marketing, Reds, e eCGlobal.

Vamos ver alguns insights dessa da pesquisa:

1 – Insatisfação com a aparência

Apesar da maturidade levar mais segurança em relação à beleza, a mulher mais experiente quer encontrar na indústria de cosméticos produtos para se cuidar. Seis em cada 10 respondentes da pesquisa Beleza na Terceira Idade disseram que não estão satisfeitas com a própria aparência. Vejamos: linhas de expressão, rugas, sobrepeso, pele ressecada, cabelo mais finos… são muitas as mudanças que o corpo passa ao longo dos anos e por isso este público demanda e merece produtos específicos.  

2 – Dificuldade em encontrar produtos

Embora tenham necessidades particulares da idade, são poucas as marcas no segmento que oferecem itens desenvolvidos especialmente para este público, o que cria um gap no mercado. São muitos os motivos para o mercado investir em itens para a pele, corpo, cabelo, unha e maquiagem exclusivamente para este nicho, mas ainda são poucas as marcas que oferecem esses produtos. O levantamento aponta que, apesar de algumas marcas oferecerem produtos específicos, 60% das mulheres acima de 55 anos têm dificuldade para encontrar artigos adequados à faixa etária.

3 – Falta representatividade

As mulheres da terceira idade também não se reconhecem nas propagandas e peças promocionais. Mais da metade (59%) das mulheres entrevistadas disseram que não se veem nas comunicações. Esta peculiaridade, no entanto, não é exclusiva para o segmento de beleza, os idosos são ignorados pelas marcas na maior parte de suas comunicações. Muito além de consumir remédios, seguros e itens geriátricos, o público sênior demanda de produtos de inúmeras categorias, assim como qualquer outro consumidor.

4 – Cosmético mais utilizado

Com sua origem que remonta ao tempo dos egípcios, o batom faz parte dos produtos mais básicos de maquiagem de qualquer mulher e é o item mais usados pelas mulheres da terceira idade. De fácil aplicação e com grande poder de mudança na imagem feminina, o batom é opção até mesmo para aquelas que não ligam muito para maquiagem. O interesse por artigos de maquiagem é proporcional à preocupação com a beleza e pode ser incentivado pelos fabricantes ampliando a cesta de compra.

5 – Procedimentos capilares

Os cabelos tem atenção especial das mulheres, tenha ela a idade que for. Considerado a moldura do rosto, as madeixas bem cuidadas podem influenciar no humor e na autoconfiança. Procedimentos como hidratação, alisamentos, corte e pintura fazem parte da rotina de manutenção dos fios. Mais uma vez, surge a oportunidade para as marcas disponibilizarem produtos específicos para que as mulheres maduras possam manter o tratamento em casa, sentindo que está usando o produto adequado ao seu momento de vida. De acordo com a pesquisa, a Região Nordeste é a campeã na realização de procedimentos nos cabelos entre mulheres acima de 55 anos (58%).

Gostou desses insights? A pesquisa completa tem muitos outros. Não deixe de conhecer!

beleza-terceira-idade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s