Apesar da crise da vivida pelo Brasil, o mercado de produtos de beleza parece estar driblando o cenário de instabilidade econômica, crescendo e se adaptando ao novo momento.

Com a diminuição de renda, a brasileira diminuiu a visita a salões de beleza e passou a se embelezar em casa. E nesse cenário de “faça você mesmo”, os influenciadores digitais se destacam como fontes de informação para a mulher que quer cuidar de si mesma. 

A influência dessas personalidades no comportamento de compra e nos hábitos das brasileiros foi o objeto de um estudo exclusivo do Pesquisas.com.br.

Abaixo, separei cinco insights do levantamento para você ficar por dentro desse movimento do mercado.

1. Influenciadores da internet como facilitadores do processo de compra

Mais da metade das entrevistadas já comprou algo que viu em blogs ou perfis de alguma celebridade da internet e as que ainda não apresentaram esse comportamento, declaram que comprariam algo visto em blogs ou redes sociais de alguma celebridade da web e influenciador.

2. Profissionais também se destacam

Os perfis de pessoas que trabalham com beleza, como maquiadores, cabeleireiros, esteticistas  por exemplo são considerados uma fonte de informações sobre beleza mais relevante do que as celebridades. No resultado geral, 32,7% das internautas seguem os perfis dessas personalidades para se informar sobre cuidados com o corpo e dicas de beleza, contra 24,2 das que seguem celebridades.

3. Conteúdo longevo X Conteúdo breve

Plataformas que proporcionam mais espaço para conteúdo longo, como YouTube e blogs se destacam frente aos canais que oferecem conteúdos mais breves, como Snapchat e Twitter. O YouTube é predileto das brasileiras na busca de informações sobre beleza, ficando na frente de redes sociais como Facebook e Instagram.

4. Não subestime a influência de parentes e amigos

Apesar do desempenho das celebridades e dos influenciadores digitais na recomendação de produtos, a opinião de indivíduos próximos ao círculo pessoal das consumidoras, como parentes e amigos é de grande importância na compra de produtos.

Quase 60% das entrevistadas disseram que dão prioridade a produtos recomendados por pessoas comuns de seu convívio.

5. Cabelo lidera pesquisas

Os cuidados com cabelo são os principais assuntos procurados pelas internautas em redes sociais quando o tema é beleza, principalmente entre as brasileiras na faixa etária entre 16 e 24 anos (83,6%).

 

 

 

Quer saber quais influenciadores estão no ranking? Conheça nosso estudo completo!

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