A Liga Ventures (um programa brasileiro de aceleração de startups) fez um estudo extenso e interessante sobre as tecnologias emergentes, atualmente. Foram analisadas 7.512 startups brasileiras. A análise consistiu em entender o que são e de que forma estão sendo desenvolvidas no Brasil.

O estudo ficou dividido em cinco temáticas, sendo elas:

  • Agropecuária
  • Construção civil e arquitetura
  • Finanças e seguro
  • Indústria 4.0
  • Saúde e Bem-Estar

Para colher as informações, foram entrevistados: empreendedores, profissionais e pesquisadores da área. O objetivo foi de aprofundar e ampliar as definições que startups, corporações, pesquisadores e interessados têm sobre o tema de Tecnologias Emergentes.

Na área de agropecuária, por exemplo, ampliou de 4% a 24% o acesso à internet em zona rurais num espaço de 4 anos. Isso faz com que tecnologias preditivas, de monitoramento e interpretação de variáveis da produção evolua permitindo evoluções significativas para o setor.

Por outro lado, as corporações esperam que as startups desenvolvam soluções que corte caminho entre a inovação e os serviços que oferece. Isso proporcionará uma vantagem bastante competitiva para todos.

Definindo uma Tecnologia Emergente

Para definir o conceito “tecnologias emergentes”, o Liga Insights sintetizou as informações encontradas principalmente no meio acadêmico e considerou como emergentes as tecnologias com potencial para criar ou transformar o ambiente de negócios nos próximos 5 a 10 anos, que poderão alcançar grande influência econômica, mas que ainda não se consolidaram. São tecnologias que geralmente já possuem aplicações práticas, despertam grande interesse de empreendedores, corporações e investidores por seu potencial de rápido crescimento e impacto na sociedade e que ainda não foram plenamente exploradas.

Foram verificadas que ao redor do mundo existem mais de 250 tecnologias emergentes aplicadas em aproximadamente 30 áreas, variando de acordo com os planos de desenvolvimento dos países e seu perfil de empreendedorismo e do empreendedor.

Estudo completo

Para baixar o estudo completo, clique aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s