Entre outubro de 2017 e abril de 2018, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) está realizando através do IBOPE Inteligência as pesquisas TIC Domicílios e TIC Kids Online. 

Segundo informações publicadas pelo Cetic.br,  foram selecionados 33 mil domicílios para participar desse estudo que tem como objetivo, mapear o acesso às tecnologias de informação e diferentes tipos comunicação nos domicílios, além de entender como os brasileiros utilizam essas tecnologias no dia-a-dia.

De acordo com o departamento, a pesquisa vem sendo realizada há mais de 10 anos pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), e contribui para o desenvolvimento da inclusão digital e tecnologia no Brasil.

Conhecendo as pesquisas…

Para entender melhor as pesquisas que estão em andamento, vou compartilhar com vocês um pouco dos resultados das últimas pesquisas TIC Domicílios e TIC Kids Online.

TIC Domicílios

Em setembro deste ano, foi divulgado o resultado da pesquisa TIC Domicílios que entre tantos dados, revela que o número de domicílios conectados por meio de banda fixa se mantém estável no Brasil, além de ser o tipo de conexão utilizada por 23 milhões dos domicílios (mesmo patamar de 2015).

A pesquisa também destaca o acesso a internet móvel que aponta que a proporção de domicílios com acesso à Internet, sem computador, dobrou em dois anos, passando de 7%, em 2014, para 14% em 2016, o equivalente a 4,4 milhões de domicílios.

TIC Kids Online

Na última pesquisa publicada, TIC Kids Online, foram levantados vários dados, e um deles me chamou bastante atenção: 41% das crianças e adolescentes usuários de Internet viram alguém ser discriminado na rede, e o principal motivo é o preconceito pela cor da pela ou raça.

Logo em seguida é apontada a discriminação pela aparência física ou por gostar de alguém do mesmo sexo.

Ainda nesse ponto, um dado bastante curioso é que 7% das crianças e adolescentes usuários de Internet se sentiram discriminados na rede.

Sobre o Cetic.br

Cetic.br é um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), órgão vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e é responsável pelos indicadores sobre a Internet e tecnologia no Brasil, para a elaboração de políticas públicas.

 

Confira as apresentações dos últimos estudos:

TIC Domicílios 2016 

TIC Kids Online 2016

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s