Lamento informa-los que se a eleição presidencial de 2018 fosse hoje a maioria não saberia em quem votar.

A Pesquisa de opinião pública divulgada pelo IBOPE Inteligência, com o tema: “POSSÍVEIS CENÁRIOS ELEITORAIS PARA A DISPUTA PRESIDENCIAL DE 2018” fez essa pergunta nas ruas do Brasil, para 2002 pessoas entre os dias 18 e 22 de outubro/17 em 147 municípios.

A pesquisa aponta, algumas tendências em diferentes cenários, mas mostra que têm muitos eleitores que ainda não sabem para que lado vão… e esses podem definir o próximo Presidente.

Resposta espontânea

A pergunta foi: Em 2018, teremos eleições para Presidente de República. Se a eleição fosse hoje, em quem o(a) sr(a) votaria para Presidente da República?

Nessa, os respondentes estavam livres para responder espontaneamente, e 30% deles disseram não saber ou não responderam a essa pergunta.

Em seguida, vem empatados com 26%, aqueles que votariam Branco/Nulo e aqueles que votariam no ex-Presidente Lula, que tem seus eleitores fiéis.

Os outros candidatos lembrados espontaneamente foram: Bolsonaro por 9% e Marina Silva por 2%. Também foram lembrados, com 1% cada, Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, João Dória, Dilma Rousseff e Michel Temer. Outros com menos de 1% representam 3% das menções.

Observando que a maioria das pessoas que foram ouvidas, fora de época de campanha eleitoral, ainda não sabe qual candidato vai escolher, vejo um longo caminho de conquista para os candidatos a presidente no Brasil para 2018.

Sugerindo os candidatos

A próxima pergunta da pesquisa, sugere os candidatos a serem votados, alterando vários cenários, e em alguns deles o apresentador Luciano Huck foi incluído na pergunta e teve sua parcela de intenções, empatando com Geraldo Alckmin.

O destaque desta pergunta, é o candidato e ex-Presidente Lula, que quando citado, se destacou em diferentes cenários, liderando alguns deles com 35% das intenções de voto, a frente dos outros candidatos, Jair Bolsonaro e Marina Silva que chegaram no máximo a 15%  quando ele era citado.

Ainda é cedo, e teremos muito tempo e muita campanha pela frente.

Fique ligado no blog do pesquisas, que vamos acompanhar juntos a evolução desse cenários!

Baixe a pesquisa completa

Clique Aqui!

Veja a matéria publicada no IBOPE

Clique Aqui!

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s