Em outubro,  Las Vegas viveu o pior massacre civil da história recente dos Estados Unidos, que deixou 58 mortos. No início do mês de novembro foram 26 vítimas fatais no Texas e outras 4 pessoas mortas na Califórnia.

Depois dessa série de tiroteios, voltou-se a discutir o controle de armas no país, o que levou o Departamento de Pesquisas da Universidade de Quinnipiac a realizar novamente um levantamento, para saber o que a população pensa sobre o assunto, sendo que o primeiro estudo foi realizado em 2013, após o massacre numa escola em Connecticut, onde as vítimas foram dez crianças e seis adultos.

A pesquisa foi realizada em 15 de novembro com 1.577 entrevistados e chamou atenção, pois 95% dos entrevistados disseram aprovar a revisão dos antecedentes de todos os compradores e apenas 4% se opuseram . Esse foi o índice mais alto desde a primeira pesquisa feita pela Universidade.

Vamos ver alguns dados dessa pesquisa:

  • 65% sinalizaram que apoiam a proibição da venda de fuzis em esfera nacional e 31% são contra a proibição. (Também é o nível mais alto desde março de 2013);
  • 91% defendem a proibição da venda de armas de cidadãos condenados por crimes violentos;
  • 60% apoiam leis mais rigorosas sobre o armamento e 30% se opõem ao aumento da rigorosidade;
  • 34% consideram que legislação mais dura ajudará a prevenir matanças;
  • 62% indicam que os autores de ataques vão encontrar formas de burlar as normas e cometer crimes.

As armas fazem parte da história dos EUA. Uma outra pesquisa realizada em junho deste ano, pelo Pew Research Center, mostra que cerca de quatro em cada 10 americanos tem uma arma em casa, sendo que em torno de 67% dessas pessoas, citam que é para proteção pessoal.

Mas parece que cada massacre que ocorre, traz a tona o desejo da população em ter um controle mais rígido sobre a venda de armas, para inibir essas tragédias.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s