Agora, os homens também se declaram vaidosos. Antes, o que parecia ser exclusividade das mulheres, parece que mais um tabu foi quebrado na sociedade. Segundo o levantamento feito, em julho de 2016, pelo Instituto Qualibest, 45% dos entrevistados declararam-se super vaidosos. A pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) mostrou como alguns itens com mais consumo: perfume (81%), xampu e condicionador (64%), hidratante corporal (34%) e protetor solar (26%).

Pesquisa: Desvendando a vaidade masculina

O estudo ouviu 425 homens, dividindo as amostras em duas faixas etárias distintas: entre 13 a 20 anos (Geração Z) e 35 a 45 anos (Geração X). Eles  pertenciam às classes ABC de todas as regiões do Brasil. Foram utilizados métodos quantitativo (painel), qualitativo e menções no Facebook (confira no material como foi feito esse trabalho de coleta).

Tópicos

  • 85% da Geração X acredita que já foi o tempo em que apenas as mulheres cuidavam da beleza;
  • 78% da Geração Z aponta que ser vaidoso é bacana hoje em dia, porém sem exageros;
  • “Me cuidar faz eu me sentir melhor comigo mesmo”, concordam com a afirmação 82% da Geração Z e 85% da Geração X;
  • Em relação à saúde estética, 63% dos respondentes da Geração X dizem frequentar o dermatologista;
  • Para 39% da base total, declaram que utilizam blogs e sites para se informar sobre o tema.

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Destaque

81% dos entrevistados dizem que no dia a dia o perfume é fundamental.

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Recomendações

O trabalho realizado pelo Instituto Qualibest, primeiramente, é interessante pois une técnicas tradicionais (pesquisas quantitativa e qualitativa) e menções coletadas no Facebook para embasar ainda mais a mudança de comportamento do homem brasileiro. O que todos já percebiam no cotidiano, agora temos dados confiáveis para usar em estratégias e planejamentos que tenham como target o público masculino, podendo ser usados os dados para produtos e serviços neste segmento.

Ficha Técnica

nome Pesquisa Desvendando a vaidade masculina
empresa Instituto Qualibest
contratante Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC)
período de 08 a 11 de Julho de 2016
Métodos
  • Pesquisa Quantitativa Online (Painel)
  • Pesquisa Qualitativa (Etnografia Instantânea)
  • Coletas de menções no Facebook
perfil dos entrevistados Homens das classes A/B/C (Critério Brasil 2015)
abrangência Brasil
quantidade 425 entrevistas:

  • Base de 13 a 20 anos: 191
  • Base de 35 a 45 anos: 234
objetivo Comparar os hábitos e atitudes de duas gerações Z e X, identificando os seus hábitos em relação à vaidade masculina.

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