O que está acontecendo com o varejo? Para responder essa questão e entender como a Geração Z (14-18 anos) está se comportando em relação aos shoppings centers, a  Officina Sophia Retail e a Officina Sophia Minds & Hearts (grupo HSR Specialist Researchers), em parceria com a Associação Brasileira de
Shoppings Centers (Abrasce), elaboraram o estudo, em duas etapas, entre junho e agosto de 2016.

O Shopping do Futuro

Na primeira etapa, de forma qualitativa, participaram cinco comunidades online, com jovens de 13 a 17 anos, das classes A, B e C, além de dois grupos TERA, envolvendo adolescentes de 13 a 17 anos, das classes A e B.

A segunda etapa, quantitativa, teve 1.219 entrevistas online, incluindo jovens de 14 a 18 anos, das classes A e B, sendo 512 brasileiros e 707 da América Latina, abrangendo Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.

Nas duas etapas, foram abordadas pessoas de ambos os sexos.

Tópicos

  • 87% dos entrevistados acreditam que ficaram mais espertos e atentos às oportunidades de preço e ofertas;
  • 4 entre 10 dos jovens já compram online. Sendo 56% no Brasil e 30% na América Latina;
  • Para 30%, o principal motivo de ir aos shoppings é para frequentar o cinema;
  • 57% brasileiros dizem o que no futuro gostariam que os shoppings fossem grandes pontos de encontros para conhecer diferentes tipos de pessoas;
  • 59% gostariam que os shoppings deveriam ser locais além de compras, como se relacionar e conviver.

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Destaque

As maiores expectativas para os shoppings no futuro estão em customização de roupas, departamentalização, acesso a tecnologia e sustentabilidade.

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Recomendações

O estudo aponta vários fatores interessantes do comportamento da Geração Z (14-18 anos). Como foi realizado em 2016, recomendamos utilizar como fonte para análise quando se estiver planejando algo atemporal – mas característico da década de 2010 -; além disso, é possível gerar insights de nova estrutura de organização dos locais e das lojas. Atenção para o conceito de “life center”.

Ficha Técnica

nome O Shopping do Futuro
empresa Officina Sophia Minds & Hearts (HSR Specialist Researchers)
contratante Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce)
período Entre junho e agosto de 2016
amostra Na primeira etapa, qualitativa, participaram 5 comunidades online;
Na segunda fase, quantitativa, teve 1.219 entrevistas online.
métodos Qualitativa e Quantitativa
perfil dos entrevistados Jovens de 14 a 18 anos, das classes A e B
abrangência Brasil,  Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.
quantidade 512 brasileiros e 707 da América Latina
periodicidade pesquisa realizada de forma pontual
contatos: valeria@sophiaretail.com.br e naira@mindsehearts.com.br
observações Mais informações em www.sophiaretail.com.br e www.mindsehearts.com.br

 

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  • link p/ acessar o conteúdo do estudo

http://hsr.specialistresearchers.com.br/media/files/book-shoppingfuturo.pdf

 

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